INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

terça-feira, 24 de junho de 2014

SÃO JOÃO EM COQUIHOS


Texto e fotos: Antônio Lima


Teve inicio sábado (21), em Floresta azul a festa mais popular e querida do Nordeste. O São João faz parte da cultura popular nordestina e continua ao longo dos anos levando ao meio urbano os costumes e tradições do campo. Muita fogueira, ruas enfeitadas com bandeirolas e palha de coco, além das tradicionais comidas típicas, sem esquecer o licor de jenipapo que aquece o clima frio da época. Em Floresta Azul não é diferente, a noite tem sempre um pequeno palco ou palhoça com muito forró e gente bonita, além das ruas que são decoradas com o clima de São João. 





Este ano a prefeitura através da Gerencia de Cultura dividiu a festa entre a cidade e o distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). Nos dias 21 e 22 a festa aconteceu no distrito e os dias 23 e 24 vai acontecer no centro de Floresta Azul. O cantor Tatu da Salomeá acompanhado de Zé do Forro na sanfona, Zé Prego no contrabaixo e Roberto no triangulo, iniciaram as festividades às 21 horas, na praça central do distrito de Coquinhos. Em seguida foi à vez da cantora Perola Negra continuar abrilhantando a noite que contou com a presença de centenas de pessoas. No domingo 22, o forró continuou “pegado” e a praça de Coquinhos mais uma vez lotou.





O administrador do distrito Pedro Alberto disse que Dra. Sandra assumiu o município há cinco anos e revitalizou as festas juninas. “O São João já não era mais comemorado aqui em Coquinhos. As pessoas ficavam em casa ou em suas portas ao lado da fogueira. A prefeita há cinco anos vem nos ajudando com a contratação de bandas locais e todo o suporte de som. Nosso São João na praça voltou a ficar bom”, disse Pedro. 





O gerente de Cultura, Genivaldo Pereira, acha importante a antecipar o São João no distrito, não havendo concorrência entre Coquinho e Floresta. “As pessoas podem se divertir em Coquinhos nos dias 21 e 22 e nos dias 23 e 24 a festa é aqui. A prefeita Dra. Sandra faz um São João simples, dentro de nossa realidade e prioriza as bandas locais, regionalizando a festa. Esse ano resolvemos premiar a rua mais decorada com o tema junino do município”, finalizou Genivaldo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL